Sabe aquele restinho de refri que tu deixou para tomar na madrugada? Aquele mesmo que fica sem gás e com gosto de velho quando tu mais precisa! Com essas dicas isso não vai mais acontecer!
1- Depois de ter aberto o refrigerante e de ter consumido, aperte a garrafa até o liquido ficar próximo à tampa (3 dedos, mais ou menos) e feche novamente. Isso faz com que o gás tenha para onde se expandir e quando você abri-lo ele não ser expulso da garrafa. Outro fator de explicação é que diminuindo a área ?vazia? o gás não tem pra onde fugir e permanece no líquido.
E se tiver pouco refrigerante na garrafa?
Não importa a quantidade de refrigerante e sim o espaço que o gás terá para se expandir, pois quando você deixa o refrigerante fechado normalmente sem amassá-lo, esse espaço é preenchido pelo oxigênio, então o gás do refrigerante que está presente no líquido não tem pra onde expandir e sai do refrigerante!
Ex: Imagine que a garrafa de coca cola teve um pouco de líquido retirado, agora imagine a de guaraná como a garrafa que foi amassada pra o liquido ficar próximo à tampa. Pode amassar bastante a garrafa se tiver pouco refrigerante!
2- Passe o refrigerante cuidadosamente para um recipiente menor (passe da embalagem de 2 litros pra uma de 600ml, por exemplo), claro que nesse caso o outro recipiente tem que ter também uma tampa que impeça a saída dos gases.
A explicação nesse caso é mesma do caso anterior, ou seja, diminuindo a área preenchida apenas pelos gases, o co2 (gás do refrigerante) tem uma área menor de expansão, não tendo pra onde fugir permanece no liquido.
3- Após aberta a garrafa, introduza nela uma colher de aço inox, colocando o cabo pra dentro e deixando a ?cabeça? pra fora, na tampa. A explicação é que quando as moléculas de co2 sobem pra sair da garrafa a colher passa pra elas um íon e as deixa mais pesada, por isso elas voltam e ficam no refrigerante. Se ficar muito tempo não irá resolver, pois nem todas as moléculas recebem o íon e não voltam, o ideal é tampá-lo.
4- Mantenha o refrigerante em temperaturas baixas (geladeira, freezer, cooler), pois a solubilidade dos gases aumenta com a diminuição da temperatura. O refrigerante chega a dissolver cerca de duas vezes mais dióxido de carbono na temperatura da geladeira do que na ambiente.
5- Nunca balance ou agite o refrigerante, isso faz com que as moléculas do co2 se agitem e quando você abrir a garrafa elas saiam com violência da garrafa, deixando seu refrigerante sem gás quase que instantaneamente.
6- Nunca abra o refrigerante quando ele estiver quente, pois as moléculas do co2 ficam mais agitadas e saem com maior facilidade. É por isso que quando você o abre sai aquela quantidade enorme de refrigerante impulsionada pelo gás.
7- Não deixe o refrigerante muito tempo destampado, pois assim você deixa a porta aberta para o gás fugir. Caso tenha perdido a tampa, apenas não agite ou chacoalhe o recipiente, isso faz com que o gás permaneça no liquido por mais tempo!
8- Por ultimo e mais óbvio, olhar a validade do refrigerante, pois um refrigerante velho tem muitas chances de estar choca!
Essas são dicas simples, mas que mantém o seu refrigerante por muito mais tempo gaseificado!Lembro também que essas dicas são primordialmente pra refrigerantes pet, que demoram mais para serem consumidos, os outros (lata e garrafa), são consumidos imediatamente!
--
Nada melhor que aquela Coca-Cola cheia de gás, né não?
12 comentários:
A dica 3, a da famosa "colherzinha" é brincadeira né?!
O resto tem validade sim, mas a da colher é mito!
é óbvio que vale mais fechar a tampa né! hahah. Mas como isso é algo que muita gente diz, sendo mito ou não (e provavelmente é), tá ae pra constar!
Esse negócio de apertar a garrafa é mentira, pois o proprio gás a medida que for soltando do refrigerante, irá expandir novamente a garrafa e o pior é que ele expande as vezes mais do que o volume de e gás solto, então forma-se vácuo, o que aumenta ainda mais a saída de gás do refrigerante. Faça em casa o experimento, abra a garrafa de refri, beba um pouco e amasse. Depois de alguma shoras ela não vai estar mais amassada!
Interessante saber! vou fazer o teste, sim!
Aqui em casa nao sobra coca-cola! Nao vai dar pra testar!
Heheheh
colher de aco nao rola
ja tentei e pelo menos comigo nao foi
era uma tubaina guarapiranga
coisa que podia estragar sem problemas
Eu não vou nem perder meu tempo comentando tamanha merda!
Se você aperta a garrafa, o ar que sai é mais espaço p/ o gas do refrigerante ocupar, logo, vai ficar muito mais sem gas!
¬¬
Da uma pesquisada antes de postar
@Sofie - Melhor assim né, Sofie :D
---
@Acompanhantes - os efeitos em tubaínas guarapiranga são considerados nulos, esqueci de postar.. hahah
as dicas 1 e 3 estão erradas.
qualquer um com conhecimentos básicos de quimica sabe disso.
Nuss qui merda em refri do kraio vai pra pqp seis acham qui isso funciona? e parem de faveladisse vão compra mais coca e naum fazerem estas bobagens opaksopasopakops
Em relação ao "aperto da garrafa" a explicação é óbvia. Na verdade a pressão interna torna-se menor que a externa nessa tentativa de expulsar todo o ar da garrafa, numa tentativa de criar-se o vácuo. O próprio plástico da garrafa tende a retornar à sua forma original, trazendo consigo o ar externo, que passa pela tampa da garrafa, e é por isso ela volta ao estado normal após algumas horas. Porém o efeito é positivo, pois ao estar entrando ar pela garrafa (maior pressão do ar do lado externo) consequentemente a tendência do CO2 escapar do líquido diminui. Isso não é química, é física.
idiota, não sabe que o gás é incorporado ao liquido por pressão???
amasse a garrafa e crie vácuo p ver se vai ter a pressão, coloque a colher p ver se vai ter pressão e outra essa colher é radioativa para ficar liberando ions???
a as unicas certas são a de manter gelado (Para RETARDAR a eliminação de gás) e TAMPAR a garrafa
Postar um comentário